IPVA 2017

IPVA 2017 significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele é um imposto estadual, o que explica o fato de a tarifa ser variável de Estado para Estado (normalmente, o valor gira de 1% a 6% do valor estimado para cada veículo).

Esse valor estimado, por sua vez, é baseado na avaliação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que mede os preços de mercado de veículos automotores. Caso haja discordância por parte do condutor em relação à categoria que o veículo é enquadrado, é possível recorrer da decisão junto às Secretarias Estaduais de Fazenda.

IPVA 2017

A cobrança do IPVA ocorre anualmente e é feita por meio de agentes bancários. É possível emitir a guia de pagamento pela internet (para informações sobre a emissão, acesse o site do Detran – Departamento de Trânsito – de seu Estado) ou diretamente em caixas eletrônicos dos bancos credenciados (opção exclusiva para correntistas).

IPVA 2017

Para tanto, é necessário ter o número do seu código Renavam em mãos. Com o Renavam, também é possível realizar o pagamento do IPVA 2017diretamente nos caixas dos bancos.

Parcelamento IPVA

Na maioria dos Estados, é permitido que se parcele a cobrança em até três vezes. As datas de pagamento ocorrem nos primeiros meses do ano, geralmente entre março e junho. A solicitação de parcelamento deve ser feita no momento de emissão da guia de pagamento.

É comum que se dê desconto para quem paga em parcela única ou de forma antecipada. Do valor arrecadado com o IPVA 2017, 50% é destinado ao município onde o veículo está licenciado. A arrecadação vai direto para o Tesouro dos Estados e Municípios, não sendo obrigatoriamente direcionada à melhoria da malha rodoviária.

Isenção IPVA

Em casos de roubo ou perda total do veículo, a cobrança do imposto é sustada, sendo devido apenas os valores registrados até a data das ocorrências. Existe ainda uma série de veículos que são isentos do IPVA Detran, como por exemplo:

  • Veículos de entidades filantrópicas que tenham os registros em dia;
  • Veículos para aluguel;
  • Veículos adaptados a portadores de deficiência física;
  • Veículos oficiais das esferas federal, estadual e municipal;
  • Veículos antigos (acima de 15 anos da data de fabricação);
  • Reboques e similares.

Como há variação nas regras de Estado para Estado, é recomendável que o contribuinte consulte o Detran IPVA e a Secretaria da Fazenda da sua região antes de realizar o pagamento.

IPVA 2017 por Estado

Confira a relação abaixo de todos os estados brasileiros e veja como realizar o procedimento de consulta, valor e pagamento para cada estado. A consulta é totalmente gratuita e é realizada através do site do Detran estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *